Palmas – Planejada para sua felicidade!

Palmas – Planejada para sua felicidade!

Palmas – Planejada para sua felicidade!

Nenhum comentário em Palmas – Planejada para sua felicidade!

THELMA MARANHÃO

Planejada para ser a última Capital do País, a cidade de Palmas dispõe de um ousado projeto arquitetônico, com ruas e avenidas largas, entrecortadas por rotatórias, cujo interior ostenta os mais elaborados jardins. O conjunto de prédios públicos, incluindo os Três Poderes, a Esplanada das Secretarias, e o Memorial Coluna Prestes – obra de Oscar Niemeyer -, está situado na gigantesca Praça dos Girassóis, que abrange uma área de aproximadamente 600 mil metros quadrados e é considerada a segunda maior do mundo. O Palácio, emoldurado por imponentes arcos, fica centralizado na praça, possibilitando unir os eixos norte-sul, leste-oeste, e teve seu local escolhido estrategicamente para ser avistado de vários ângulos da cidade.

Parque Cesamar/ Foto: Arienar

Parque Cesamar/ Foto: Arienar

O Parque Cesamar, a Praça do Bosque, o Espaço Cultural e o Palacinho, aliados às paisagens naturais que abraçam a Capital, contribuem para um panorama de beleza singular. Adentrar a cidade por qualquer acesso, seguramente, as pessoas vão se deparar comum visual magnífico. Utilizando a TO-010, rodovia que liga Lajeado à Capital, é presentear a visão com um cenário de rara beleza. Essa via é espremida pela Serra do Carmo e pelo lago, que ora e outra salta aos olhos, exibindo o seu contorno azulado e produzindo um fascinante espetáculo àqueles que por ali trafegam.

Do outro lado, através de Paraíso, a surpresa é ainda maior, pois é possível contemplar o lago em toda sua plenitude. Contornado pela Praia da Graciosa, com sua beleza e graça como o próprio nome sugere, e ainda realçada pelo aglomerado de barcos-balsas ancorados na marina, o lago ainda exibe duas incríveis ilhas dispostas bem ao centro que acabaram virando pontos de parada obrigatórios das embarcações de passeios, que estrategicamente ali aportam para que seus tripulantes possam desfrutar das águas límpidas e tranquilas do lugar.

Todo esse visual é locupletado com a majestosa Ponte da Amizade, cuja extensão, somada ao aterro, totaliza mais de oito quilômetros de travessia. O cenário é tão surpreendente que, não por acaso, é uma das imagens mais difundidas nas publicações de Palmas. Para complementar o visual, o lago ainda conta com a rústica Praia da Prata e Praia das Arnos, dotadas de infraestrutura completa para bem receber o turista, além de outras que foram se formando ao longo do tempo.

Aliás, o lago tem se tornado uma das mais concorridas opções de lazer dos palmenses. Ao contrário do costume, antes da sua formação, o Rio Tocantins que era frequentado apenas por veranistas e voadeiras que se revezavam transportando pessoas de um lado a outro da margem, hoje é utilizado tanto para a prática de esportes náuticos, como para passeios de barcos, lanchas, jet-skis e pelos banhistas que se esbaldam nas suas águas, sobretudo, nos finais de semana.

Praia da Graciosa | Foto: Arienar

Praia da Graciosa | Foto: Arienar

Enfim, o ponto turístico mais badalado de Palmas já ganhou a preferência de seus moradores também durante a semana, mais precisamente ao entardecer, quando rumam para a Graciosa para apreciar o pôr-do-sol. Não é para menos, pois o espetáculo produzido pelo rei sol, em harmonia com o lugar, é tão mágico, despertando nas pessoas uma sensação de deslumbramento que não poderia mesmo ser contemplado apenas por poucas testemunhas.

Escreva um comentário


*

(Spamcheck Enabled)

Ir para o topo