Jalapão conta com novos condutores de visitantes

Jalapão conta com novos condutores de visitantes

Jalapão conta com novos condutores de visitantes

Nenhum comentário em Jalapão conta com novos condutores de visitantes

DANIELA OLIVEIRA/Governo do Tocantins

O Parque Estadual do Jalapão conta agora com 47 novos condutores de visitantes locais. Além de guiar os turistas, os condutores devem contribuir para a preservação e fiscalização da área do parque. O treinamento, realizado em um curso de 40 horas de duração, abordou conteúdos sobre a prática de trilhas, ética e conduta, legislações turística e ambiental, e primeiros socorros.

Realizado pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), em parceria do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o curso inicialmente previa 30 vagas, mas devido a grande procura, esse número foi ampliado. Outros municípios turísticos devem receber o mesmo curso.

O superintendente de Desenvolvimento Turístico, James Possapp, explica que uma característica básica do condutor é conhecer bem a região. “O condutor é um profissional, na maioria das vezes da região, que tem amplo conhecimento da biodiversidade – tanto da fauna quanto da flora-, dos costumes, da história e de lendas. E ele deve transmitir um pouco da cultura local para os visitantes”, destaca.

Grupo de turistas é guiado na trilha da Serra do Espírito Santo, no Jalapão | Foto: Thiago Sá - Governo do Estado

Grupo de turistas é guiado na trilha da Serra do Espírito Santo, no Jalapão | Foto: Thiago Sá – Governo do Estado

A cada dia, a região turística Encantos do Jalapão se consolida como um importante destino turístico do País, por isso, é preciso profissionais qualificados para receber os turistas, mas para quem vive na região, o curso é a chance de uma fonte de renda. “É mais uma maneira de inserir a população local, que não teve oportunidade de fazer um curso de guia de turismo, na atividade turística. O ecoturismo, nosso principal segmento turístico, envolve diretamente as pessoas locais na atividade turística”, pontua James Possapp.

O Curso de Condutor de Visitantes da região do Jalapão foi realizado em Ponte Alta do Tocantins, 157 km de Palma, e finalizou na semana passada, com a entrega de certificados. Os participantes também assinaram um termo de compromisso para a preservação do Parque Estadual do Jalapão com o Naturatins e foram credenciados pelo órgão, que é responsável pelas Unidades Estaduais de Conservação. A lista com os nomes e contatos dos novos condutores ficará disponível na página www.gesto.to.gov.br.

Técnico da Seden ministra Curso de Condutor de Visitantes em Ponte Alta | Foto: Divulgação

Técnico da Seden ministra Curso de Condutor de Visitantes em Ponte Alta | Foto: Divulgação

Para quem planeja visitar o Jalapão, James Possapp aconselha: “Os turistas que visitam o Jalapão, devem ir acompanhados de um guia ou condutor, pois essa é uma região que demanda experiência na condução de veículos 4X4 e conhecimento da região para deslocamento entre os atrativos. Além disso, a presença de um profissional vai permitir que o turista realmente conheça a região e não simplesmente visite um atrativo e vá embora. Ele terá uma experiência muito mais rica”, ressalta.

Acessehttp://seden.to.gov.br/http://turismo.to.gov.br/

Escreva um comentário


*

(Spamcheck Enabled)

Ir para o topo