Baixada Santista oferece 160 km de praias

Baixada Santista oferece 160 km de praias

Baixada Santista oferece 160 km de praias

Nenhum comentário em Baixada Santista oferece 160 km de praias

SELEUCIA FONTES – publicada no Jornal Stylo, 16/06/2016 – Palmas-TO

A Região Metropolitana da Baixada Santista reúne nove municípios, que integram o Roteiro Turístico Costa da Mata Atlântica, com mais de 160 km de praias, das mais estruturadas a recantos naturais. A porta de entrada pode ser Santos e a vantagem é a proximidade entre os municípios; em poucos dias é possível desfrutar de variadas opções turísticas.

Em São Vicente/SP, turistas curtem encenação da chegada, em 1532, de Martim Afonso em terras brasileiras | Foto: Zezinha Carvalho

Em São Vicente/SP, turistas curtem selfie de teatro na praia. A encenação lembra a chegada, em 1532, de Martim Afonso em terras brasileiras | Foto: Zezinha Carvalho

“Coladinho” com Santos está São Vicente. Fundada em 1532, é considerada a primeira cidade do país. Na Praia do Gozaguinha ocorrem apresentações teatrais relembrando a chegada dos portugueses, mas há outras atrações além das praias, como o passeio de teleférico.

Praia Grande possui 22,5 km de praias sendo a Boqueirão e a Ocian as mais conhecidas. Quem quiser fazer um passeio ao mesmo tempo histórico, bonito e econômico pode seguir para o Forte de Itaipu, construído em 1902 e de onde avista-se a entrada da Baía de Santos e Praia Grande. Também é possível hospedar-se no local a valores bem convidativos.

Paraíso ecológico, Peruíbe fi ca a apenas 132 km da Capital e oferece 32 km de praias para todos os gostos, urbanizadas ou recantos acessíveis apenas por trilhas. A Igreja do Abarebebê  é considerada a primeira construída em solo brasileiro, pelos jesuítas, e suas ruínas podem ser visitadas. A lama negra da região também faz sucesso devido suas propriedades medicinais.

Mongaguá apresenta 13 km de praias e dois parques turísticos, Tribuna e Poço das Antas. Enquanto Intanhaém ficou famosa nos anos de 1970, quando serviu de locação para a novela Mulheres de Areia (Tupi). Além das praias, outro destaque é a Cama de Ancheita, uma passarela de madeira de 220 metros sobre o costão do Morro do Paranambuco. Diz a lenda que o próprio Anchieta frequentava o local.

Guarujá é uma das regiões praianas mais famosas do país. Reúne 27 praias em uma extensão de 22,3 km, mirantes, a Fortaleza da Barra Grande e uma relíquia histórica, o carro fúnebre que transportou o corpo do pai da aviação, Alberto Santos Dumont, falecido em 1932.

O circuito se completa com Cubatão, que possui três parques ecológicos, e Bertioga, que traz praias, trilhas ecológicas e o primeiro forte documentado do país, São João, construído em 1532, cujo museu guarda relíquias como armaduras e escudos dos soldados da época.

Museu do Forte São João da Bertioga | Foto: Arienar

Museu do Forte São João da Bertioga | Foto: Arienar

Escreva um comentário


*

(Spamcheck Enabled)

Ir para o topo