Abrajet-TO apoia lançamento do CD Cantos das Folias do Divino de Monte do Carmo

Abrajet-TO apoia lançamento do CD Cantos das Folias do Divino de Monte do Carmo

Abrajet-TO apoia lançamento do CD Cantos das Folias do Divino de Monte do Carmo

Nenhum comentário em Abrajet-TO apoia lançamento do CD Cantos das Folias do Divino de Monte do Carmo

O ambiente rural da cidade de Monte do Carmo, com suas tradições e crenças, foi palco, no último dia 26 de agosto, do lançamento do CD  “Cantos das Folias do Divino de  Monte do Carmo”. O evento foi uma ação conjunta da Associação dos Foliões de Monte do Carmo e da Prefeitura local.

Por duas horas, na praça Alexandrino Pinto Cerqueira, no centro da cidade, uma plateia atenta se rendeu ao ritmo mágico das folias e das rodas de sussa, tocadas pelos integrantes da Associação de Foliões de Monte do Carmo.

O projeto, que inclui CD e caderno partituras, foi concebido pelo grupo coletivo “Arte e Memória – Projetos Culturais”, selecionado por meio do edital do projeto Rumos Itaú Cultural 2015-2016.

“O projeto ficou como os foliões queriam”, conta Doralice Loureiro da Mota, que assina a produção do trabalho, enfatizando o apoio da comunidade. Já Eliane Castro, que atuou como produtora e pesquisadora, cita como um dos principais desafios a transcrição das letras. A preservação da essência dos cantos também foi mantida por meio do uso de estúdio móvel montado em duas fazendas no ano passado, durante o giro da folia.

Além das canções, a proposta inclui uma homenagem ao artista plástico tocantinense, Mestre Rozalino, autor da obra que ilustra a capa do CD e do livro de partituras lançados. Nascido em Natividade, em 1940, o homenageado mudou-se para Porto Nacional, onde faleceu, em 2014. Sua arte retrata o cotidiano rural e urbano da região.

Abrajet

A programação incluiu ainda, à tarde, uma rodada de conversa sobre o patrimônio histórico da cidade, que tem 276 anos, com produtores culturais, artistas, professores, autoridades, imprensa e integrantes da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/TO).

Uma de suas associadas, a jornalista Marilda Amaral, é natural da cidade e atuou na organização do evento. “Os cantos gravados neste projeto tem melodias tradicionais em que a maioria da população, especialmente da região serrana não aceita mudar”, comenta.

Sobre a importância do turismo para uma cidade como Monte do Carmo, o abrajetiano Belmiro Gregório lembrou aos participantes da roda de conversa que é preciso entender o turismo como fonte de renda. “Se temos o produto, temos que lapidá-lo, o poder público deve oferecer estrutura para atrair o turista”, enfatizou.

O prefeito Arquivardes Avelino Ribeiro, o Date, lembrou que as características de cidade religiosa e cultural de Monte do Carmo atraem muitos visitantes. “Estamos trabalhando para sermos uma cidade turística”, afirmou revelando um de seus projetos, a construção da Casa da Cultura.

O encerramento do evento foi marcado por um animado forró de vitrola, comandado por Cacai Nunes. (Penaforte e Seleucia Fontes)

Escreva um comentário


*

(Spamcheck Enabled)

Ir para o topo