Abrajet Tocantins promove discussão sobre a Festa do Divino

Abrajet Tocantins promove discussão sobre a Festa do Divino

Abrajet Tocantins promove discussão sobre a Festa do Divino

Nenhum comentário em Abrajet Tocantins promove discussão sobre a Festa do Divino

A Festa do Divino será objeto de estudo em evento a ser promovido pela  Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional Tocantins (Abrajet/TO), no dia 26 de setembro. As discussões serão provocadas pelo professor-doutor Severino Alves de Lucena Filho, em oficina realizada a partir das 9h, no auditório do Memorial Coluna Prestes. Na oportunidade, Lucena lançará o livro “Festa Junina em Portugal: marcas culturais no contexto de folkmarketing”.

Abraçada pela Arquidiocese de Palmas, pela Federação do Comércio do Tocantins (Fecomércio), Conselho Empresarial do Turismo (Contur) a ideia ganhou espaço na programação  da 11ª edição da Primavera de Museus, realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura.

De acordo com a superintendente estadual da Cultura, Noraney  de Castro, a oficina tem o propósito de resgatar conceitos primordiais, elementos e traços culturais da maior manifestação cultural e religiosa do Tocantins. “A ideia é, por meio de discussões e sugestões, traçar e redesenhar elementos culturais e religiosos da Festa do Divino, de forma que sirvam para traçar um modelo especial a ser adaptado para a Festa do Divino realizada em Palmas”, reforçou Suzana Barros, idealizadora da proposta e membro da Abrajet Tocantins.

O evento é direcionado a um público diversificado: historiadores, integrantes do comércio, do trade turístico, organizadores de eventos, festeiros do Divino e ao público geral. “As sugestões apresentadas durante a oficina serão encaminhadas à Arquidiocese de Palmas e a outras instituições que também realizam a Festa do Divino no Tocantins para que possam ser adotadas de acordo com suas realidades”, disse a presidente da Abrajet Tocantins, Seleucia Fontes.

Livro

De autoria de Severino Lucena, a obra “Festa Junina em Portugal” baseia-se na análise e estudo da Festa Junina no Brasil e em Portugal, e suas interfaces culturais no contexto do folkmarketing. Nela,  o autor revela as transformações culturais da maior festa popular do País que, atualmente, adquiriram objetivos mercadológicos institucionais e turísticos.

Primavera de Museus

Composta por palestras e workshop, as  atividades da 11ª Primavera de Museus serão distribuídas entre o Palacinho da Cultura e o Museu Coluna Prestes, no período de 25 a 29 de setembro. A programação pode ser conferida no endereço  www.seden.to.gov.br.

Escreva um comentário


*

(Spamcheck Enabled)

Ir para o topo