Jornalistas uruguaios reforçam potencial turístico do Jalapão e de Palmas após Caravana

Jornalistas uruguaios reforçam potencial turístico do Jalapão e de Palmas após Caravana

Jornalistas uruguaios reforçam potencial turístico do Jalapão e de Palmas após Caravana

Nenhum comentário em Jornalistas uruguaios reforçam potencial turístico do Jalapão e de Palmas após Caravana

Ao longo de cinco dias, o presidente do Círculo de Periodistas Especializados em Turismo do Uruguai (Cipetur), Roque Baudean, e o secretário geral da entidade, Carlos Rodríguez Ruiz, tiveram a oportunidade de conhecer os principais atrativos turísticos do Jalapão e da capital tocantinense, Palmas, por meio da Caravana do Turismo, projeto da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Tocantins (Abrajet/TO). A avaliação dos dois profissionais, que somam larga experiência no setor, aponta para muitas potencialidades a serem exploradas.

“O Jalapão é uma magnífica região natural, com comunidades locais amáveis e um cenário fabuloso para a prática de esportes radicais, como o raffting, além de safáris fotográficos”, aponta Roque Baudean, enfatizando a vocação da região para o turismo de aventura, mas não somente. “É um maravilhoso cenário natural, onde podemos conviver com as mais profundas tradições e culturas da nossa América do Sul”, enfatiza.

Ainda sobre o Jalapão, Carlos Rodríguez completa que “é um destino que pretende ser exclusivo, não maciço, que deve ser otimizado para desenvolver o trabalho profissional com um alto nível de conscientização sobre a preservação através de empresas e pessoas adequadas”. O jornalista também elogia atrativos únicos da região, como os fervedouros, as cachoeiras, dunas, além do artesanato em capim dourado.

Palmas também conquistou o interesse dos periodistas uruguaios. “Palmas tem tudo, avenidas largas, grandes hotéis, universidades, parques, shoppings, restaurantes, um bom centro de convenções. A cidade é muito planejada, bem cuidada, com uma preocupação ambiental permanente. Nos faz pensar que crescerá exponencialmente nos próximos 10 anos”, aposta o presidente do Cipetur, Roque Baudean.

“É uma cidade limpa e amigável, que tem tudo para se tornar um destino: praias no lago, cachoeiras na serra, turismo de aventura, destino gastronômico muito variado”, aponta Carlos Rodríguez, enfatizando a presença de uma gestão pública eficiente, com atitude pró-ativa e muito focada no futuro. “Palmas tem excelente acessibilidade por rotas, aeroporto muito próximo, bem conectado com a região”, conclui.

Roteiro de viagem

Os jornalistas uruguaios, acompanhados pela presidente da Abrajet/TO, Seleucia Fontes, visitaram os principais atrativos turísticos do Jalapão – Cachoeira da Velha, onde fizeram rafting, Prainha do Rio Novo, Cachoeira do Formiga, dunas, fervedouros Bela Vista e dos Buritis, Serra da Catedral e Comunidade Mumbuca.

Em Palmas, conheceram a Cachoeira do Evilson, localizada no Distrito de Taquaruçu, as praias da Graciosa, do Prata, do Caju, dos Buritis e das Arnos, o Parque Cesamar e o Parque dos Povos Indígenas, além de provarem a gastronomia local.

Parcerias

Em Palmas, os jornalistas se hospedaram no Hotel 10, e em São Félix, no Catedral do Jalapão Ecolodge Park. A viagem ao Jalapão foi proporcionada pela operadora Realize Viagens e Turismo, com rafting a cargo da Operadora Novaventura. O city tour na Capital foi realizado pela Agência Municipal de Turismo (Agtur), que também ofereceu refeições nos restaurantes Cabana do Lago e Fogão a Lenha.

Escreva um comentário


*

(Spamcheck Enabled)

Ir para o topo