Abrajet-TO encerra atividades do ano com balanço positivo

Abrajet-TO encerra atividades do ano com balanço positivo

Abrajet-TO encerra atividades do ano com balanço positivo

Nenhum comentário em Abrajet-TO encerra atividades do ano com balanço positivo

Um ano de retomada. Assim pode ser resumida a trajetória da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Tocantins (Abrajet-TO), em 2017. A atual diretoria e seus associados comemoram a realização de várias atividades ao logo do ano, com destaque para o projeto Caravana do Turismo, que contou com duas edições.

A entidade também ressalta o fortalecimento de antigas parcerias, bem como o nascimento de novas. Poder público e setor privado apoiaram várias ações voltadas ao fortalecimento do turismo e da cultura regional que geraram divulgação espontânea local, nacional e internacional.

Caravana em Gurupi

Com apoio da Prefeitura de Gurupi, o projeto Caravana do Turismo, criado e organizado pela Abrajet-TO teve sua primeira edição do ano no mês de fevereiro, com a cobertura do tradicional Carnaval da cidade. Um grupo de jornalistas convidados e associados da entidade se deslocou de Palmas para o município localizado ao sul do Estado, distante cerca de 250 km, para acompanhar as duas noites da festa e uma matinê. Ao final da viagem, a entidade  contabilizou 40 matérias diretamente relacionadas ao projeto, veiculadas em jornais impressos, sites e emissoras de TV.

O projeto Caravana do Turismo visa incentivar a divulgação jornalística dos atrativos turísticos do Estado. Desde a sua primeira edição, em 2001, a Caravana já percorreu 26 localidades do Estado.

 

Festa Junina

Mantendo a tradição, os integrantes da Abrajet-TO voltaram a se reunir na Praia da Graciosa para a realização de mais uma Festa Junina, que contou com a presença de vários convidados. Forró, comidas típicas e decoração temática deram o tom da confraternização em um dos pontos turísticos mais conhecidos da Capital tocantinense.

 

Congresso em Aracaju

O 34º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), realizado entre os dias  15 e 19 de agosto, além  de definir as próximas atividades da entidade revelou o potencial turístico do Estado de Sergipe. A abertura do evento contou com  a presença do ministro do Turismo Marx Beltrao. O congresso, que reuniu jornalistas de vários estados brasileiros, incluindo o Tocantins, representado pela presidente da seccional, Seleucia Fontes, além de delegação uruguaia, teve sua base em  Aracaju, mas os participantes também   tiveram oportunidade de  conhecer os municípios de Estância, São Cristóvão, Laranjeiras e Canindé do São Francisco.

Monte do Carmo

O ambiente rural da cidade de Monte do Carmo, com suas tradições e crenças, foi palco, no dia 26 de agosto, do lançamento do CD  “Cantos das Folias do Divino de  Monte do Carmo”. O evento foi uma ação conjunta da Associação dos Foliões de Monte do Carmo e da Prefeitura local. A programação incluiu, ainda, uma rodada de conversa sobre o patrimônio histórico da cidade, que tem 276 anos, com produtores culturais, artistas, professores, autoridades, imprensa e integrantes da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/TO), que enfatizaram aos gestores locais a importância entender o turismo como fonte de renda para cidades históricas.

 

Primavera dos Museus

Pela primeira vez, uma ação da Abrajet-TO foi integrada a programação da Primavera de Museus, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus de abrangência nacional que este ano realizou sua 11ª edição, no mês de setembro. A Festa do Divino foi objeto de debate conduzido pelo professor-doutor Severino Alves de Lucena Filho, pesquisador nas áreas de Folkcomunicação  e Folkmarketing, em oficina realizada no Memorial Coluna Prestes. As discussões ocorreram em torno de uma abordagem turística para esta festa tradicional. O evento contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden).

 

Costa do Descobrimento

O secretário de Cultura e Turismo de Porto Seguro (BA), Richard Alves, esteve em Palmas no dia 5 de setembro, para apresentar os roteiros de um dos destinos mais visitados na região nordeste do país a jornalistas e agentes de viagens locais.  Presente à apresentação como representante da Abrajet/TO, a jornalista Seleucia Fontes enfatizou a vasta gama de atrações turísticas da Bahia e lembrou ao gestor que a entidade terá seu próximo Congresso Nacional, em 2018, na capital baiana, Salvador.

Caravana Internacional

Em uma parceria inédita, a Abrajet/TO e o Círculo de Periodistas Especializados em Turismo do Uruguai (Cipetur) realizaram em outubro a primeira edição internacional do projeto Caravana do Turismo. Representantes das duas entidades visitaram os principais pontos turísticos da Capital tocantinense, Palmas, e do Jalapão, visando a divulgação internacional dos dois destinos.

O presidente do Cipetur, Roque Baudean, e o secretário geral da entidade, Carlos Rodríguez Ruiz, acompanhados da presidente da Abraje/TO, Seleucia Fontes, conheceram os atrativos turísticos, que foram divulgados em jornais e revistas do Uruguai, bem como rádio dos Estados Unidos voltada ao público latino. Foram geradas seis matérias dos visitantes e três releases da Abrajet/TO, replicados por vários veículos locais.

Para esta edição internacional, a Abrajet/TO contou com apoio privado e público. Em Palmas, os jornalistas se hospedaram no Hotel 10, e em São Félix, no Catedral do Jalapão Ecolodge Park. A viagem ao Jalapão foi proporcionada pela operadora Realize Viagens e Turismo, com rafting a cargo da Operadora Novaventura. O city tour na Capital foi realizado pela Agência Municipal de Turismo (Agtur), que também ofereceu refeições nos restaurantes Cabana do Lago e Fogão a Lenha.

 

Foestur e Cetur

A Abrajet-TO tem cadeira no Fórum Estadual de Turismo (Foestur) e no Conselho Empresarial de Turismo (Cetur), tendo registrado participação em boa parte da reuniões deste ano, tanto pela titular Seleucia Fontes, como presidente da entidade, quanto por sua suplente Arlete Carvalho. A valorização e divulgação dos atrativos turísticos norteou todas as reuniões, onde a entidade pode dar sua contribuição com propostas voltadas ao setor.

Também o jornalista Penaforte Dias participou de uma das reuniões do Cetur, em setembro, para discutir o melhor aproveitamento da mídia espontânea gerada para o Jalapão e Palmas com a estreia da novela “O outro lado do paraíso”, atualmente no ar pela Rede Globo.

 

Giro abrajetiano

Seguindo o propósito da Abrajet, que é dar visibilidade a todos os roteiros, independente de serem ou não do estado de origem, associados da entidade no Tocantins marcaram presença em vários eventos, bem como repercutiram suas viagens em diversos veículos de comunicação. É o caso de Santarém, no Pará, que foi destaque nos veículos do Tocantins sob o olhar dos jornalistas Penaforte Dias e Arlete Carvalho. Penaforte também foi conferir a estreia da novela “O outro lado do paraíso” (Globo), na cidade de Mateiros, Jalapão, como representante da entidade, a convite do Governo do Estado, gerando matéria sobre sua percepção sobre a região. Outra abrajetiana presente foi a jornalista Márcia Alves, representando sua revista Giratur.

Reconhecido como atrativo cultural e turístico consolidado de Palmas, o 10º Festival Gastronômico de Taquaruçu contou com Cozinha Show repleta de celebridades, shows musicais com atrações locais e nacionais, além de 49 pratos doces e salgados em competição. A votação dos melhores pratos contou com corpo de jurados, entre eles a presidente da Abrajet Tocantins, Seleucia Fontes, e também votação popular via internet. O evento foi realizado em setembro, pela Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur).

Outro momento marcante para a entidade foi a homenagem à jornalista e publicitária Maria Arienar da Silva, por sua parceria na divulgação dos eventos da histórica cidade de Natividade. O Diploma de Honra ao Mérito (in memorian) foi entregue no dia 9 de dezembro, pela Associação Comunitária Cultural de Natividade (Ascuna).
Novo membro

A festa de confraternização de final de ano da Abrajet-TO foi marcada pelo otimismo. “Vivemos momentos difíceis, perdemos uma importante associada e uma das fundadoras da seccional, Maria Arienar, tivemos que recuperar a entidade, e estamos otimistas quanto a chegada de 2018”, lembrou Seleucia Fontes, que durante a confraternização deu posse a mais um associado, o jornalista Tom Lima.

 

Escreva um comentário

*

(Spamcheck Enabled)

Ir para o topo